9 áreas de atuação para quem se forma no curso de Pedagogia

Você tem vontade de fazer o curso de Pedagogia, mas não sabe se só quer trabalhar em sala de aula? Acredita que ser pedagogo é ser habilitado apenas para trabalhar com alfabetização de crianças? Pois bem, é um mito a ideia de que o curso de Pedagogia apenas te leva para a sala de aula

 

Trata-se de uma área muito ampla e que oferece vários caminhos, desde o magistério até o trabalho em editoras e empresas de tecnologia.

É isso mesmo: o pedagogo encontra muitas opções no ramo!

Por isso, preparamos este conteúdo, que vai mostrar:

•          como é formação no curso de Pedagogia;

•          as principais áreas de atuação nesse mercado, que cresce cada vez mais!

Continue com a gente e não deixe de conhecer tudo o que essa carreira tem a oferecer. Vamos lá?

 

Formação oferecida pelo curso de Pedagogia

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), pedagogos podem atuar como professores em creches e escolas. No entanto, o mercado de trabalho para quem decide pelo curso de Pedagogia ultrapassa e muito a ideia romântica da professora do século 19.

O curso de Pedagogia forma um profissional multidisciplinar, capaz de atuar nos processos de ensino e aprendizagem, tanto para alfabetizar crianças, jovens e adultos, quanto para atuar no corpo administrativo de uma instituição educacional. Ou, ainda, como consultor para editoras ou indústrias de software, citando apenas alguns exemplos.

 

Possibilidades de atuação para quem se forma no curso de Pedagogia

Um pedagogo pode atuar em diversas áreas! Segundo o Censo da Educação Superior 2016, dentre os cursos de licenciatura em universidades públicas, 44,4% dos alunos estão matriculados no curso de Pedagogia.

Ou seja, aprender a educar ainda é uma das áreas mais procuradas pelos estudantes brasileiros. Abaixo descrevemos quais portas o curso de Pedagogia pode abrir na sua carreira. 

 

   Sala de aula

Sim, mesmo que pareça um pouco tradicional, a sala de aula é uma das opções para quem passou pelo curso de Pedagogia. E, ao contrário de ser monótono ou limitante, este é um dos ambientes mais desafiadores para um pedagogo e com uma ampla gama de atuação, incluindo os seguintes setores:

•          Educação infantil: ao sair do curso de Pedagogia, você pode trabalhar com crianças de 0 a 6 anos de idade, na primeira etapa da Educação Básica. Nesta fase, o objetivo é o desenvolvimento integral das crianças, ou seja, não apenas o cognitivo, mas o físico e o socioemocional. Essa etapa possui dois segmentos: creche (crianças de 0 a 3 anos) e pré-escola (crianças de 4 a 5 anos e 11 meses);

•          Séries iniciais: o pedagogo que optar por trabalhar neste setor da educação tem por meta guiar a criança nos processos de alfabetização, no desenvolvimento das diversas formas de expressão e na compreensão e interpretação da cultura;

•          Educação de jovens e adultos: é destinada a pessoas que não deram continuidade aos seus estudos ou que não tiveram o acesso ao ensino fundamental ou médio na infância e adolescência. A metodologia e dinâmicas de ensino para adultos é completamente diferente daquela aplicada com crianças.  

 

  Administração escolar

A supervisão, coordenação ou direção escolar é uma das possibilidades para quem se forma em Pedagogia.

Esse profissional é responsável pela gestão educacional, atuando na articulação e acompanhamento das ações pedagógicas nas escolas. É uma das áreas mais cobiçadas por quem faz o curso de Pedagogia, especialmente pelas possibilidades de remuneração mais alta.

Ainda em conjunto com a equipe gestora, há espaço para outro profissional de Pedagogia: o orientador educacional. Ele é responsável pelo desenvolvimento pessoal do aluno, dando suporte à sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.

 

  Educação Especial

O pedagogo que opta por essa área de ensino é responsável por aplicar uma variedade de ações pedagógicas para efetivar a interação harmônica entre estudantes com necessidades especiais no ambiente de aprendizado.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, são considerados com necessidades especiais os alunos com deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, além de estudantes com superdotação ou altas habilidades.

Existem diversos cursos de pós-graduação em Educação Especial que qualificam o aluno para essa área que tem amplo campo de atuação: de ONGs a instituições públicas e privadas de ensino.

 

  Psicopedagogia

Segundo o Guia do Estudante, o psicopedagogo estuda processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ele identifica dificuldades e transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, usando psicologia e antropologia para analisar o comportamento do aluno.

Esse profissional pode atuar com pacientes em hospitais, ONGs ou centros comunitários. Pode, ainda, manter consultório, orientando estudantes e seus familiares.

 

  Empresas

O ambiente corporativo é outra opção para o egresso do curso de Pedagogia. O profissional desse ramo, conhecido como Pedagogia Empresarial, busca promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe etc.

Essa metodologia tem como alvo principal mudanças no comportamento provocadas nas pessoas, de modo que colaboradores melhorem a atuação profissional e pessoal.

 

  Instituições Hospitalares

A Pedagogia Hospitalar é a área que garante que crianças e adolescentes que estão doentes e internados terão acesso à educação. Esse profissional oferece mais do que ensino, mas atendimento personalizado e humanístico, focando na melhora e na adequação das atividades às condições do aluno-paciente.

A prática do pedagogo se dá através das variadas atividades lúdicas e recreativas, como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas. Nesse ramo, o profissional também é responsável por ajudar os pacientes com as tarefas da escola.

 

 Tecnologia

Desenvolvedores de softwares focados em jogos virtuais ou programas educativos também podem procurar quem se forma no curso de Pedagogia.

Nessa indústria, o profissional assessora a equipe com conteúdos e metodologias pedagógicas. Segundo o Guia do Estudante, as capitais do Sul e Sudeste concentram as melhores oportunidades.

9 áreas de atuação para quem se forma no curso de Pedagogia  Editoras

O pedagogo pode atuar em editoras, elaborando materiais didáticos para o ensino fundamental e livros infantis. Nas principais editoras do país, existe um grande contingente de profissionais da área, especializados na coordenação e na elaboração de materiais educativos diversos.

 

9 áreas de atuação para quem se forma no curso de Pedagogia  Academia e pesquisa científica

O aluno do curso de Pedagogia pode ainda seguir no mundo acadêmico e trabalhar com pesquisa em educação. É essencial fomentar a pesquisa para desenvolver novos métodos de ensino e aprendizagem e, por consequência, contribuir com a evolução da Pedagogia enquanto ciência. 

Viu só quantas possibilidades?

Se você ficou interessado pelo curso de Pedagogia, saiba mais sobre essa licenciatura na Faest/UniSerra.

 

Endereço
Endereço