CPA
O QUE É?
Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Aquela obedecerá às seguintes diretrizes:
I - Constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
II - Atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.
Retirado do portal do mec (http://portal.mec.gov.br/par/127-perguntas-frequentes-911936531/educacao-superior-399764090/13122-o-que-e-uma-comissao-permanente-de-avaliacao-cpa)
O processo de avaliação institucional do Ensino Superior avançou no sentido de democratização das práticas avaliativas possibilitando às Instituições um conhecimento de sua potencialidade, ao mesmo tempo que determinou uma revisão das práticas, princípios, objetivos e missão frente às novas demandas do ensino, da formação para a cidadania e do próprio mercado
O QUE FAZ?
A autoavaliação conduzida pela CPA ocorre com o intuito de promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos, adotando uma metodologia participativa, buscando trazer para o âmbito das discussões as opiniões de toda comunidade acadêmica. A auto-avaliação retrata o compromisso institucional com o auto-conhecimento e sua relação com o todo, em prol da qualidade de todos os serviços que a Instituição oferece à sociedade.
A CPA então cuida de planejar e organizar, o interesse de toda a comunidade pelo processo avaliativo, com a participação e envolvimento de toda a comunidade acadêmica e com o apoio dos gestores da IES, que lhes disponibilizam as informações e os dados necessários para esse processo. Para que assim alcancemos a melhoria contínua tanto para os acadêmicos como para a IES.
Os principais objetivos da avaliação envolvem melhorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia da organização.
A aplicação da avaliação é dividida em 2 períodos, sendo um no 1º semestre e outro no 2º semestre. Com o resultado da avaliação planejamos reuniões com a comissão para discutir melhorias.
MEMBROS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
INSTITUCIONAL - GESTÃO 2019
______________________________________________________________________________
Coordenadora: Raquel Santos de Andrade Cachone
Representante Mantenedor: Eduardo Utzig
Representante Administrativo: Alayane Aparecida Katika de Moraes
Representantes Docentes
Psicologia - Carla Patricia Araujo Chaves
Pedagogia - Aparecido Silvério Labadessa
Representantes Discentes
Psicologia - Victor Hugo de Oliveira Medeiros
Pedagogia - Druice Glender Rocha Silva
Representante da Comunidade: Prof. Robson Rocha
_____________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________