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GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

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GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Dados gerais do curso

E-mail: psicologia@faest.edu.br

Denominação: Curso de Graduação em Psicologia

Modalidade: 100% Presencial

Turno: Matutino e Noturno

Total de Vagas Anuais: 80

Número de Alunos por Turma: 40 alunos

Regime de Matrícula: crédito semestral

Integralização do Curso: mínimo de 10 (dez) semestres e máximo de 15 (quinze) semestres.

Portaria de Autorização:  Port. no 353 de 05/08/16, publicada no D.O.U em 09/08/16.

Valores do Curso – 2023/1
Mensalidade Integral: R$ 1596,34

 


 

CONHEÇA NOSSO CORPO DOCENTE

  E-mail Acesse:
Prof. Me. Aparecido Silvério Labadessa labadessa@prof.faest.edu.br  Currículo Lattes
Profª. Esp. Adriely da Cruz e Silva Rompate adriely.rompate@prof.faest.edu.br Currículo Lattes
Prof. Me. Amanda Fernanda Nunes Ferreira amanda.ferreira@prof.faest.edu.br Currículo Lattes
Profª. Esp. Carla Patrícia Chaves carla.chaves@prof.faest.edu.br   Currículo Lattes
Profª. Me. Carlos Henrique Macena Barbosa carlos.barbosa@prof.faest.edu.br Currículo Lattes
Profª. Dra. Elisangela Pereira de Lima Lothammer elisangela.lothammer@prof.faest.edu.br Currículo Lattes
Profª. Esp. Gleice Kelly Campos Barbosa da Silva gleice.silva@prof.faest.edu.br Currículo Lattes
Profª. Esp. Izadora Bauermesister Chiaramonte izadora.chiaramonte@prof.faest.edu.br Currículo Lattes
Profª. Esp. Gicelly Maria Lorenzi Zanatta Sousa gicelly.sousa@prof.faest.edu.br   Currículo Lattes
Profª. Esp. Josiane Tomaz da Silva josiane.silva@prof.faest.edu.br Currículo Lattes
Profª. Esp. Priscila Costa de Lima priscila@prof.faest.edu.br Currículo Lattes
Profª. Esp. Rivânia Silva Rocha rivania@prof.faest.edu.br Currículo Lattes
Profª. Esp. Rosimar do Nascimento Vieira Silva rosimar@prof.faest.edu.br Currículo Lattes
Profª. Esp.Silvana Aparecida Pereira (C) silvana.pereira@prof.faest.edu.br Currículo Lattes



OBJETIVOS DO CURSO

OBJETIVO GERAL

Preparar o psicólogo privilegiando uma formação teórica-prática, que enfatize o desenvolvimento de competências e habilidades e tornem o profissional proativo no exercício de suas atividades, capaz de atuar baseando-se em princípios éticos visando à promoção da cidadania, da saúde coletiva e da qualidade da vida de indivíduos e de grupos humanos. Conforme sugerem as Diretrizes Curriculares, é objetivo do curso, dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências diferenciadas de inserção profissional do egresso – Atenção à Saúde; Tomada de decisões; Comunicação; Liderança; Administração e Gerenciamento e Educação permanente.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Formar profissionais críticos, reflexivos e socialmente comprometidos, capazes de construir e contextualizar saberes e práticas, promovendo e divulgando o conhecimento de forma sistematizada para as comunidades;
Possibilitar ao estudante construir competências e habilidades específicas da Psicologia, habilitando-o para as atividades que visam o desenvolvimento humano, a afirmação da cidadania e a promoção da saúde nos mais diversos contextos
Formar psicólogos competentes para atuar em diferentes contextos e práticas da profissão, eticamente comprometidos com a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável.
 

MISSÃO DO CURSO


A missão do Curso de Psicologia da FAEST é formar profissionais com visão ampla da Psicologia, para atuar eticamente em diversos contextos da sociedade, comprometidos com as demandas sociais, numa perspectiva generalista e interdisciplinar, contribuindo para o aprimoramento do conhecimento científico e da atividade profissional.

 

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO


A FAEST assume o compromisso de orientar a formação do Psicólogo em rígidos padrões de ética e humanismo. Espera, portanto, que o psicólogo graduado atue com base nos seguintes princípios:

Atuação profissional generalista, por meio de habilidades técnico-científicas para a realização de um conjunto diversificado de avaliações e intervenções psicológicas;
Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia e contínuo aperfeiçoamento profissional;
Atuação integrada em equipes multiprofissionais com competência e responsabilidade social;
Atuação de forma proativa na comunidade, contribuindo para a promoção da cidadania, da saúde e da qualidade de vida das pessoas;
Compreensão crítica das mudanças sociais, dos fenômenos econômicos, culturais e políticos do País e suas relações com o papel do profissional da psicologia;

culturais e políticos do País e suas relações com o papel do profissional da psicologia;
Valorização e respeito aos princípios éticos no cumprimento de seu papel social.
 

As competências básicas balizadas pela formação geral do Psicólogo e em consonância com as Diretrizes Curriculares serão:

Identificar e analisar o fenômeno psicológico elaborando diagnósticos e projetos, implementando ações preventivas e remediativas, de acordo com o referencial teórico escolhido e as características do contexto;
Selecionar e utilizar instrumentos e procedimentos de avaliação psicológica (observação, entrevistas, inventários, questionários, testes e escalas), considerando aspectos relacionados à sua aplicação, construção e validação;
Propor questões de natureza científica, relacionando-as com aspectos metodológicos da situação-problema;
Avaliar problemas psicológicos desencadeados por aspectos cognitivos, comportamentais e afetivos em situações diversas;
Estar atento às inovações na produção do conhecimento psicológico, transferindo para a prática profissional essas mudanças;
Orientar pessoas e mediar processos grupais valorizando as diferenças individuais;
Atuar em diferentes contextos, individualmente ou em equipes multiprofissionais, considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
Respeitar a ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;
Favorecer a emergência de vínculos interpessoais relevantes na sua atuação profissional;
Compreender criticamente os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, relacionando-os ao exercício da cidadania e da profissão;
Produzir textos técnicos e científicos e outras comunicações profissionais.
 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES COMPLEMENTARES


As competências complementares para o Curso de Formação do Psicólogo, em consonância com as Diretrizes Curriculares, serão:

Compreender a dinâmica do campo de atuação do profissional da psicologia e suas inovações;
Realizar a avaliação do contexto profissional em suas dimensões institucional e organizacional;
Atuar na promoção da cidadania, da saúde, do desenvolvimento e da qualidade de vida de pessoas e grupos sociais;
Intervir em contextos diversos no nível preventivo e remediativo dos problemas psicológicos com atenção às suas especificidades;
Realizar avaliação diagnóstica de indivíduos, grupos e organizações;
Atuar na orientação e aconselhamento psicológicos;
Mediar processos grupais em situações sociais diversas;
Produzir relatórios, laudos técnicos e outras comunicações profissionais;
Participar de contextos de comunicação científicos e fóruns diversos.
 

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO EGRESSO


As áreas de atuação deste profissional são diversificadas, podendo atuar em consultórios, clínicas especializadas, hospitais, creches, escolas, empresas, associações profissionais e esportivas e comunitárias, organizações governamentais e não-governamentais planejadoras e executoras das políticas públicas, órgãos da justiça e da administração penitenciária, institutos de pesquisa, organizações de publicidade e propaganda.

 

 

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