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DADOS GERAIS DO CURSO

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E-mail: psicologia@uniserratga.com.br

Denominação: Curso de Graduação em Psicologia

Modalidade: Presencial

Período: Matutino e Noturno

Total de Vagas Anuais: 80

Número de Alunos por Turma: 40 alunos

Regime de Matrícula: crédito semestral

Tipo: Graduação Licenciatura

Carga Horária Total do Curso: 4.100 (quatro mil e cem horas).

Integralização do Curso: mínimo de 10 (dez) semestres e máximo de 15 (quinze) semestres.

Portaria de Reconhecimento: Port. no 353 de 05/08/16, publicada no D.O.U em 09/08/16.

Local: Rua Dep. Hitler Sansão, 1038 - W Bairro Jardim do Lago.

Pegagogia
Coordenador de Pedagogia

COM A PALAVRA O COORDENADOR

Psicologia é a ciência responsável pelo estudo do comportamento humano, individual e coletivo, ela evolui cada vez mais, conforme as necessidades e demandas da sociedade, adaptando-se às constantes mudanças e aos novos paradigmas. Os psicólogos, por sua vez, são profissionais com uma escuta qualificada, construída por anos de estudos, eles procuram com seu trabalho conhecer e dar visibilidade ao que chamamos aqui de dimensão subjetiva ou psicológica da realidade – é a dimensão dos sentimentos, emoções, ações, sentidos, significados, desejos e pensamentos que os sujeitos vão construindo no decorrer da vida. Com diversas áreas de atuação no mercado de trabalho: Psicologia educacional e escolar, psicologia organizacional e do trabalho, psicologia do trânsito, psicologia clínica, psicologia do esporte, psicologia hospitalar, psicologia jurídica e social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

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Preparar o psicólogo privilegiando uma formação teórica-prática, que enfatize o desenvolvimento de competências e habilidades e tornem o profissional proativo no exercício de suas atividades, capaz de atuar baseando-se em princípios éticos visando à promoção da cidadania, da saúde coletiva e da qualidade da vida de indivíduos e de grupos humanos. Conforme sugerem as Diretrizes Curriculares, é objetivo do curso, dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências diferenciadas de inserção profissional do egresso – Atenção à Saúde; Tomada de decisões; Comunicação; Liderança; Administração e Gerenciamento e Educação permanente

Formar profissionais críticos, reflexivos e socialmente comprometidos, capazes de construir e contextualizar saberes e práticas, promovendo e divulgando o conhecimento de forma sistematizada para as comunidades; Possibilitar ao estudante construir competências e habilidades específicas da Psicologia, habilitando-o para as atividades que visam o desenvolvimento humano, a afirmação da cidadania e a promoção da saúde nos mais diversos contextos

Formar psicólogos competentes para atuar em diferentes contextos e práticas da profissão, eticamente comprometidos com a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável.

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PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

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A FAEST assume o compromisso de orientar a formação do Psicólogo em rígidos padrões de ética e humanismo. Espera, portanto, que o psicólogo graduado atue com base nos seguintes princípios:

Atuação profissional generalista, por meio de habilidades técnico-científicas para a realização de um conjunto diversificado de avaliações e intervenções psicológicas; Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia e contínuo aperfeiçoamento profissional;

Atuação integrada em equipes multiprofissionais com competência e responsabilidade social; Atuação de forma proativa na comunidade, contribuindo para a promoção da cidadania, da saúde e da qualidade de vida das pessoas; Compreensão crítica das mudanças sociais, dos fenômenos econômicos, culturais e políticos do País e suas relações com o papel do profissional da psicologia;

Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gênero, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais,escolhas sexuais, entre outras; Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais do conhecimento;

culturais e políticos do País e suas relações com o papel do profissional da psicologia; Valorização e respeito aos princípios éticos no cumprimento de seu papel social.

As competências básicas balizadas pela formação geral do Psicólogo e em consonância com as Diretrizes Curriculares serão:

Identificar e analisar o fenômeno psicológico elaborando diagnósticos e projetos, implementando ações preventivas e remediativas, de acordo com o referencial teórico escolhido e as características do contexto; Selecionar e utilizar instrumentos e procedimentos de avaliação psicológica (observação, entrevistas, inventários, questionários, testes e escalas), considerando aspectos relacionados à sua aplicação, construção e validação;

Propor questões de natureza científica, relacionando-as com aspectos metodológicos da situação-problema; Avaliar problemas psicológicos desencadeados por aspectos cognitivos, comportamentais e afetivos em situações diversas;

Estar atento às inovações na produção do conhecimento psicológico, transferindo para a prática profissional essas mudanças; Orientar pessoas e mediar processos grupais valorizando as diferenças individuais; Atuar em diferentes contextos, individualmente ou em equipes multiprofissionais, considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;

Respeitar a ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia; Favorecer a emergência de vínculos interpessoais relevantes na sua atuação profissional;

Compreender criticamente os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, relacionando-os ao exercício da cidadania e da profissão; Produzir textos técnicos e científicos e outras comunicações profissionais.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO EGRESSO

As áreas de atuação deste profissional são diversificadas, podendo atuar em consultórios, clínicas especializadas, hospitais, creches, escolas, empresas, associações profissionais e esportivas e comunitárias, organizações governamentais e não-governamentais planejadoras e executoras das políticas públicas, órgãos da justiça e da administração penitenciária, institutos de pesquisa, organizações de publicidade e propaganda.

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CONHEÇA NOSSO CORPO DOCENTE

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  • Prof. Me. Aparecido Silvério Labadessa
  • Profª. Me. Aleth da Graça Amorim
  • Profª. Esp. Bárbara David de Oliveira
  • Profª. Esp. Caio Fernando Fernandes Felisberto
  • Profª. Esp. Carla Patrícia Araújo Chaves
  • Prof. Me. Carlos Henrique Macena Barbosa
  • Profª. Dr. Ewerton Rezer Gindri
  • Profª. Esp. Gicelly Maria Lorenzi Zanatta Sousa
  • Profª. Esp. Merali Alcântara de Souza
  • Prof. Me. Sebastian Ramos